sábado, 17 de janeiro de 2015

SOS cabelos: Pontas em dose dupla


Quando elas aparecem prejudicam a beleza e a saúde dos fios. Descubra por que isso acontece e aprenda a recuperar o estrago da melhor forma

Se cabelo está com um corte lindo, com a cor que você sempre quis, mas as pontas estão bifurcadas e ressecadas, estragando o visual.A partir daí, elas podem se abrir em duas, três, quatro partes. Além de deixar os fios ásperos e com aspecto de malcuidado, espichado... um horror. O jeito é cortar, então? Nada disso! Você tem muito o que fazer antes de passar a tesoura. Chegou a hora de consertar o problema com as técnicas e os produtos certos.

O xis da questão

Para você entender melhor, o fio é dividido em três partes: a medula, que se localiza no interior e funciona como uma central de distribuição de minerais e nutriente; o córtex,no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada mais externa, composta, composta de escamas que vão se sobrepondo ( como as dos peixes ), o que garante brilho ao cabelo e proteção ao córtex. Quando saudável, a cutícula fica "selada" com proteína por dentro e gordura por fora.
O problema é que, com o desgaste natural e o excesso de exposição ao sol, mar, cloro, a processos químicos e a falta de cuidados, as escamas abrem, deixando a estrutura  interna do fio exposta e frágil, com a possibilidade de se dividir no sentido do comprimento.
  
 Para se prevenir
"Na hora da lavagem , uma boa estratégia é concentrar  menor quantidade de shampoo nas pontas. Essa é a região mais antiga dos fios e a mais exposta aos danos''
As dicas são simples:
  • Use cremes com filtro solar na fórmula
  • Faça hidratação uma vez por mês
  • Escolha produtos ricos em aminoácidos e proteínas - eles têm afinidade com a estrutura do fio e, além de prevenir o problema, conseguem repor as substâncias necessárias para corrigir as áreas danificadas.

Para corrigir o estrago

Se as pontas duplas já apareceram,não significa que o corte seja a única saída.
"só optamos por cortar os fios depois de tentar todos os  tratamentos e produtos".

Conheça seus recursos de emergência
  • Aposte nos cremes ou condicionadores sem enxágue (leave-in). "Eles formam uma película sobre o fio, o que diminui a perda de água e melhora a hidratação e a textura".
  • Use reparadores de pontas á base de silicone, que também  podem ser enriquecidos com outras substâncias como ceramidas. São encontrados  com diversos nomes     ( fluidos,cristal ou sérum) e agem colando as pontas temporiamaente até a próxima lavagem, protegendo o fio contra  as acreções externas. Truque: sigas as instruções de embalagem e aplique  apenas algumas gotinhas  nas pontas, para não  correr o risco de o cabelo ficar pesado.

E aii gostaram das dicas??
Bjks,! ate a proxima, e não esqueça de deixar comentários! u.u

6 comentários:

  1. Estou precisando botar essas dicas em prática, meu cabelo está com as pontas horriveis. :(


    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Owt,è sempre bom cuidar dos cabelos.E só seguir as dicas q tudo melhora.Bjs Volte sempre.Vou dar uma passadinha no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!! Meu cabelo sempre tem pontas duplas.

    bjs
    http://garotas--xxi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado. Volte sempre,pois todo dia tem post novo... Beijos e amei seu blog.

      Excluir
  4. Não perco mais nenhum post sobre cabelos, e você sabe que estou adorando!!

    Tem coisa nova lá no blog, da uma olhadinha?
    http://101livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaal ;)) Fico feliz que esteja adorando. Volte sempre...
      Concerteza vou ir visitar seu blog :))

      Excluir

♥ Comente sem ofensas,faça sua critica,mais seja educado:)
♥ Se tem um blog, deixe seu link que retribuirei a visita :)
♥Volte, e comente sempre:)

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares